Proposta Pedagógica

O Grupo CERC de Ensino oferece quatro anos de Ensino Infantil: Maternal 1, Maternal 2, Pré I e Pré II.

Em ambientes infantis exclusivos, os alunos desenvolvem suas habilidades desde os primeiros anos de vida escolar.

A Educação Infantil percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções. O trabalho pedagógico inclui uma abordagem específica para cada faixa etária, abrangendo desde o início da aprendizagem até o final de sua formação. Mas, para que esse crescer seja constante, o ambiente deve trabalhar todos os sentidos e ajudar na formação da personalidade, como fazemos no CERC. Trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites a sua curiosidade. Todo trabalho é permeado pela afetividade, criando um ambiente em que a criança se sente segura e feliz.

Do primeiro ao quinto ano, nossos alunos são levados à pratica de novas experiências e desenvolvem a autonomia e responsabilidade para lidarem com a avaliação formal. Desejamos formar nossos alunos como cidadãos completos, conscientes e capazes de fazer a diferença em suas vidas adultas e no mundo. Propomos uma metodologia de base tradicional, entretanto ativa, problematizada e participativa. Buscamos estimular os alunos a criarem o hábito de estudar de uma forma mais prazerosa. E, para que esses ideais se tornem realidade, contamos com atividades diferenciadas e múltiplos projetos educativos desenvolvidos no transcorrer do ano letivo. Ademais, um dos diferenciais de qualidade do Grupo CERC de Ensino é trabalhar as habilidades de vida de nossos alunos, incentivando a prática da leitura, complementados pela aplicação da tecnologia e da informática.

Nosso objetivo é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social, e a preparação para um bom desempenho nos concursos, enfrentando grandes desafios, onde o aluno integra-se como um dos “atores” principais. Além de oportunizar ao aluno a continuidade aos estudos, favorecendo-lhe um significativo crescimento de conteúdo e conhecimento.

Entendemos que educar nesta etapa demanda reconhecer a transformação nos hábitos, valores e necessidades de nossos adolescentes. No ensino médio intensificamos a preparação para os principais vestibulares, utilizando uma proposta pedagógica diferenciada e sempre tendo o aluno não só como um receptor de conteúdo e sim como participante ativo do processo ensino – aprendizagem.

Precisamos estar atentos às implicações dessas mudanças nos processos pedagógicos e às consequências destes no posicionamento de seus alunos como cidadãos. Por sabermos disso, contamos com uma equipe especializada e qualificada de professores para garantir o melhor aprendizado e adaptação, com foco no ENEM e outros vestibulares.

Como forma de levar ainda mais qualidade ao nosso Ensino Médio e provocar a alta performance acadêmica dos nossos alunos, a partir de 2019, iniciamos uma parceria exclusiva com a Rede AZ, instituição com a qual compartilhamos os valores da excelência, da inovação e do foco no aluno. Há mais de uma década, o AZ é referência em preparação para o ENEM e em aprovação para as carreiras mais concorridas do Rio de Janeiro.

Tendo como premissa uma perspectiva individualizada de aprendizagem, o AZ utiliza ferramentas acadêmicas que estimulam a autonomia e o gosto pelo estudo. Aulas, livros, vídeos, exercícios, simulados e orientações de estudos estão conectados entre si e disponíveis ao aluno por meio do aplicativo AZ, potencializado pelo uso de inteligência artificial.

O horário integral, ou horário extensivo, é um serviço escolar criado para ajudar os pais no cotidiano atarefado dos nossos dias. Pensando nisso, a equipe do CERC criou o Muito mais CERC, um ensino integral que vai além dessas atribuições. Uma extensão da casa da criança, com um ambiente confortável, ajudando o aluno em sua organização diária e escolar.

Contamos com profissionais atentos e devidamente capacitados, que fazem todo o atendimento durante o tempo em que a criança fica no espaço reservado ao período integral. Nesse período de permanência das crianças no Colégio, elas contam com Oficina de Artes, Literatura Infantil, Ballet, Judô e Culinária.

Outro cuidado é com a alimentação sempre balanceada e nos horários estabelecidos pela nutricionista, para que haja melhor aproveitamento nutricional. O resultado: seu filho cuidado nos mínimos detalhes, aproveitando ao máximo a estrutura da escola, num ambiente que ele identifica como a extensão de sua casa, aprendendo a valorizar o estudo como uma prática contínua, num bem-estar favorável e dirigido.

Do maternal* ao 7º ano do Fundamental.

*Nas unidades Vila da Penha, o Bilíngue inicia no Maternal II.

O inglês é uma ferramenta que derruba muros. Acreditamos que o aprendizado desse idioma universal deve ocorrer desde cedo. Por isso, contamos com a metodologia da International School, o maior programa bilíngue do Brasil, 6x campeã do prêmio “TOP EDUCAÇÃO”.

Pioneira em educação bilíngue, a International School tem presença em todo o território nacional, desenvolvendo soluções efetivas e inovadoras no ensino de inglês, trabalhando em sintonia com a realidade das escolas brasileiras. Muito mais que aprender inglês, nossos alunos terão contato diário, 5 vezes por semana, com o idioma de maneira integrada às outras disciplinas, desenvolvendo habilidades e tornando-se verdadeiros cidadãos globais.

Com nosso programa, a escola não se torna bilíngue, uma vez que as demais disciplinas continuam em Língua Portuguesa, mas mantemos o foco e a constância, para que os nossos alunos se tornem bilíngues, falantes independentes da língua inglesa. Assim, ao longo do percurso, o aluno estará apto das continuidade profissionalmente ou academicamente à sua vida no exterior.

Por fim, nosso programa familiariza os estudantes com certificações internacionais conceituadas, como Cambridge e Michigan. Os números falam por si mesmos: alunos do programa têm 100% de aprovação nos exames de Michigan e 95% nas certificações de Cambridge.

Do maternal* ao 7º ano do Fundamental. *Na Unidade Vila da Penha, o bilíngue inicia no Maternal II.

– Livros para aquisição de idioma;

– Aula 100% em inglês;

– Atividades extraclasse;

– Projetos que estimulam a criatividade;

– Games para um aprendizado mais divertido;

– CLIL- Integração de conteúdos de outras disciplinas à língua inglesa;

– Professores treinados para a prática bilíngue;

– Utilização dos recursos digitais;

– Formação continuada dos professores de inglês.

Do Pré I ao 7º ano do Fundamental

O Programa Mind Makers é um projeto inovador que possibilita ao aluno construir ideias, desenvolver projetos e explorar ao máximo todas as suas capacidades criativas. A disciplina do projeto chama-se Pensamento Computacional e é composta por 1 tempo semanal da grade, que substitui a aula de Informática. Esta disciplina une conceitos e técnicas da Ciência da Computação, tecnologias digitais e práticas Maker para solucionar problemas interdisciplinares.

– BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que possibilita um ambiente promissor para desenvolvermos mentes criativas e preparadas para qualquer desafio do futuro.

– Técnicas de gamificação a fim de desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro.

– Metodologia baseada em projetos com foco no Team-Based Learning (TBL ou, na tradução, Aprendizagem Baseada em Equipes), prática que tem como foco exatamente o que o nome propõe: melhorar o ensino por meio do aprendizado em conjunto de equipes.

O Pensamento Computacional ganhou extrema relevância nos últimos anos e tornou-se conteúdo obrigatório em mais de 50 países. Instituições educacionais de referência como o MIT, a universidade de Stanford e de Cambridge, dentre outras, foram pioneiras em conceber e aperfeiçoar esses movimentos de aprendizagem criativa digital e priorizaram sua disseminação na educação básica em nível mundial.

E o melhor de tudo é que o programa está incluso na mensalidade, ou seja, você não pagará a mais por ele, a não ser o material individual do seu filho.

Não se trata apenas de um programa Maker (Criatividade “mão na massa” com tecnologias digitais) ou de um programa Coding (Linguagens de programação e inteligência artificial), o diferencial do CERC é unir as duas propostas em um único, completo e eficiente projeto interdisciplinar na grade curricular a fim de proporcionar aos alunos uma formação ainda mais qualificada, atendendo às novas demandas sociais e profissionais do mercado mundial moderno.

Da Educação Infantil (Pré I)  ao Fundamental II (até o 7º Ano)

O projeto Habilidades Socioemocionais inicia desde a Educação Infantil (Pré I e Pré II) e finaliza no último ano do Ensino Fundamental Anos Finais (9º ano). A metodologia é a melhor e a mais completa para se trabalhar as competências socioemocionais. No mercado educacional há 20 anos, auxilia os alunos a desenvolverem competências e habilidades fundamentais para a formação humana, bem como compreenderem o valor da vida e entenderem à sua importância para o mundo.

Usamos a educação para fornecer aos nossos estudantes uma visão ampla das possibilidades, capacidades de ação, autoconhecimento, autocuidado, educação financeira e empreendedorismo. Tendo como foco construir um projeto de vida saudável e pautado na felicidade!

Diferenciais que o seu filho desenvolve nas aulas de Habilidades Socioemocionais:

– Conhecer mais sobre si mesmo, ficando menos vulnerável às influências externas e modismos.

– Ser protagonista e agente transformador do futuro.

– Fazer escolhas mais assertivas.

– Desenvolver competências e habilidades socioemocionais, tais como motivação, empatia, autonomia, resiliência, disciplina, autogestão, inteligência emocional, entre outras, consideradas as novas soft skills do mercado.

– Entender que a vida tem valor.

– Aprender a validar a si, o outro e o mundo.

– Ajudar os alunos na preparação e escolha das novas profissões do futuro.

– Ter uma visão ampla das possibilidades e capacidade de ação.

– Perceber que em muitos casos a distância entre os sonhos e as conquistas depende de nossa atitude diante da vida.

Fundamental I ao Ensino Médio

É uma ação desenvolvida pelo Grupo CERC, para preparar os alunos para participarem de olimpíadas acadêmicas. Acreditamos firmemente que participar dessas olimpíadas é uma oportunidade valiosa para nossos alunos expandirem seus conhecimentos, desafiarem-se intelectualmente e aprimorarem suas habilidades. Além dos benefícios de acesso à universidade, bolsas, estudo no exterior e certificado de excelência, queremos promover em nossos alunos o conhecimento lúdico, raciocínio lógico, a criatividade e a solução de problemas.

Com esse propósito, firmamos uma parceria com a Medalhei, uma renomada plataforma educacional focada em preparar alunos para participarem de olimpíadas, oferecendo uma ampla gama de recursos e ferramentas que auxiliam os estudantes no desenvolvimento de suas habilidades em disciplinas como matemática, física, química e muito mais. Essa parceria permitirá que nossos alunos tenham acesso a um conjunto abrangente de materiais e atividades de treinamento que os ajudarão a se preparar de maneira eficaz para competições acadêmicas de alto nível.

O Projeto Olímpico em parceria com a Medalhei contempla as turmas do Fundamental 2 e Ensino Médio, proporcionando aos alunos a oportunidade de capacitação para participarem de diversas olimpíadas acadêmicas do Brasil. Já para o Fundamental 1 contamos com uma preparação interna para as olimpíadas como OBMEP Mirim – Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Mandacaru de Matemática e Canguru de Matemática Brasil.

Do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

No Ensino Fundamental do CERC, os alunos ampliam significativamente seu vocabulário, dominam as operações matemáticas básicas e criam autonomia para o aprendizado. É uma fase de grandes descobertas e do desenvolvimento de diversas habilidades e competências. Entendemos que este período concretiza os valores que o aluno vem desenvolvendo desde a Educação Infantil, com o foco do ensino voltado para a formação das habilidades cognitiva, axial e afetiva a fim de que a criança construa os conteúdos para a sua formação intelectual e obtenha oportunidades de desenvolver plenamente competências fundamentais para sua formação cidadã completa.

Com a parceria da Rede AZ do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos tornamos referência em um ensino de excelência e em performance acadêmica, intensificando a preparação para o ENEM e os principais concursos vestibulares. Utilizando uma proposta pedagógica diferenciada e sempre tendo o aluno não como um receptor de conteúdo, mas sim como participante ativo do processo de ensino e aprendizagem.

Entendemos que educar nesta etapa demanda reconhecer a transformação nos hábitos, valores e necessidades dos nossos nerds. Por isso, contamos com uma equipe especializada e qualificada de professores para garantir o melhor aprendizado e adaptação com foco em performance e melhores desempenhos. Dessa forma, o resultado não poderia ser diferente, atingindo pontuações expressivas no ENEM, como a melhor escola da região nos exames de 2019 e 2020, além do 1º colocado do Colégio Militar em 2020 (6º ano).

Educação Infantil

A Educação Infantil é a fase mais importante da vida de uma criança. Por isso, o Grupo CERC de Ensino oferece quatro anos de Ensino Infantil: Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II.

Em ambientes infantis exclusivos, os alunos desenvolvem suas habilidades desde os primeiros anos de vida escolar. A Educação infantil percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções. Ao entrar na escola e conviver nesse universo colorido, atrativo e com inúmeras possibilidades de aprendizado e interação com outras pessoas, a criança se torna mais desenvolta, segura e com mais autonomia.

O trabalho pedagógico neste segmento inclui uma abordagem específica para cada fase, abrangendo desde o início da aprendizagem até o final de sua formação. Defendemos a ideia do aprendizado na hora e no tempo certo, respeitando o momento de cada criança e focando em uma equipe docente qualificada.

Nosso objetivo é tornar a criança autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja uma criança ativa e questionadora, sem impor limites à sua curiosidade. Todo trabalho é permeado pela afetividade, criando um ambiente em que a criança se sente segura, acolhida e feliz.