Proposta Pedagógica
- Segmentos
- Pilares
Educação Infantil
O Grupo CERC de Ensino oferece quatro anos de Ensino Infantil: Maternal 1, Maternal 2, Pré I e Pré II.
Em ambientes infantis exclusivos, os alunos desenvolvem suas habilidades desde os primeiros anos de vida escolar.
A Educação Infantil percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções. O trabalho pedagógico inclui uma abordagem específica para cada faixa etária, abrangendo desde o início da aprendizagem até o final de sua formação. Mas, para que esse crescer seja constante, o ambiente deve trabalhar todos os sentidos e ajudar na formação da personalidade, como fazemos no CERC. Trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites a sua curiosidade. Todo trabalho é permeado pela afetividade, criando um ambiente em que a criança se sente segura e feliz.
Ensino Fundamental Anos Iniciais (1° ao 5°)
Do primeiro ao quinto ano, nossos alunos são levados à pratica de novas experiências e desenvolvem a autonomia e responsabilidade para lidarem com a avaliação formal. Desejamos formar nossos alunos como cidadãos completos, conscientes e capazes de fazer a diferença em suas vidas adultas e no mundo. Propomos uma metodologia de base tradicional, entretanto ativa, problematizada e participativa. Buscamos estimular os alunos a criarem o hábito de estudar de uma forma mais prazerosa. E, para que esses ideais se tornem realidade, contamos com atividades diferenciadas e múltiplos projetos educativos desenvolvidos no transcorrer do ano letivo. Ademais, um dos diferenciais de qualidade do Grupo CERC de Ensino é trabalhar as habilidades de vida de nossos alunos, incentivando a prática da leitura, complementados pela aplicação da tecnologia e da informática.
Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9°)
Nosso objetivo é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social, e a preparação para um bom desempenho nos concursos, enfrentando grandes desafios, onde o aluno integra-se como um dos “atores” principais. Além de oportunizar ao aluno a continuidade aos estudos, favorecendo-lhe um significativo crescimento de conteúdo e conhecimento.
Ensino Médio
Entendemos que educar nesta etapa demanda reconhecer a transformação nos hábitos, valores e necessidades de nossos adolescentes. No ensino médio intensificamos a preparação para os principais vestibulares, utilizando uma proposta pedagógica diferenciada e sempre tendo o aluno não só como um receptor de conteúdo e sim como participante ativo do processo ensino – aprendizagem.
Precisamos estar atentos às implicações dessas mudanças nos processos pedagógicos e às consequências destes no posicionamento de seus alunos como cidadãos. Por sabermos disso, contamos com uma equipe especializada e qualificada de professores para garantir o melhor aprendizado e adaptação, com foco no ENEM e outros vestibulares.
Como forma de levar ainda mais qualidade ao nosso Ensino Médio e provocar a alta performance acadêmica dos nossos alunos, a partir de 2019, iniciamos uma parceria exclusiva com a Rede AZ, instituição com a qual compartilhamos os valores da excelência, da inovação e do foco no aluno. Há mais de uma década, o AZ é referência em preparação para o ENEM e em aprovação para as carreiras mais concorridas do Rio de Janeiro.
Tendo como premissa uma perspectiva individualizada de aprendizagem, o AZ utiliza ferramentas acadêmicas que estimulam a autonomia e o gosto pelo estudo. Aulas, livros, vídeos, exercícios, simulados e orientações de estudos estão conectados entre si e disponíveis ao aluno por meio do aplicativo AZ, potencializado pelo uso de inteligência artificial.
Integral
O horário integral, ou horário extensivo, é um serviço escolar criado para ajudar os pais no cotidiano atarefado dos nossos dias. Pensando nisso, a equipe do CERC criou o Muito mais CERC, um ensino integral que vai além dessas atribuições. Uma extensão da casa da criança, com um ambiente confortável, ajudando o aluno em sua organização diária e escolar.
Contamos com profissionais atentos e devidamente capacitados, que fazem todo o atendimento durante o tempo em que a criança fica no espaço reservado ao período integral. Nesse período de permanência das crianças no Colégio, elas contam com Oficina de Artes, Literatura Infantil, Ballet, Judô e Culinária.
Outro cuidado é com a alimentação sempre balanceada e nos horários estabelecidos pela nutricionista, para que haja melhor aproveitamento nutricional. O resultado: seu filho cuidado nos mínimos detalhes, aproveitando ao máximo a estrutura da escola, num ambiente que ele identifica como a extensão de sua casa, aprendendo a valorizar o estudo como uma prática contínua, num bem-estar favorável e dirigido.
Projeto Bilíngue: International School
Do maternal* ao 8º ano do Fundamental.
*Nas unidades Vila da Penha, o Bilíngue inicia no Maternal II.
O inglês é uma ferramenta que derruba muros. Acreditamos que o aprendizado desse idioma universal deve ocorrer desde cedo. Por isso, contamos com a metodologia da International School, o maior programa bilíngue do Brasil, 7x campeã do prêmio “TOP EDUCAÇÃO”.
Pioneira em educação bilíngue, a International School tem presença em todo o território nacional, desenvolvendo soluções efetivas e inovadoras no ensino de inglês, trabalhando em sintonia com a realidade das escolas brasileiras. Muito mais que aprender inglês, nossos alunos terão contato diário, 5 vezes por semana, com o idioma de maneira integrada às outras disciplinas, desenvolvendo habilidades e tornando-se verdadeiros cidadãos globais.
Com nosso programa, a escola não se torna bilíngue, uma vez que as demais disciplinas continuam em Língua Portuguesa, mas mantemos o foco e a constância, para que os nossos alunos se tornem bilíngues, falantes independentes da língua inglesa. Assim, ao longo do percurso, o aluno estará apto das continuidade profissionalmente ou academicamente à sua vida no exterior.
Por fim, nosso programa familiariza os estudantes com certificações internacionais conceituadas, como Cambridge e Michigan. Os números falam por si mesmos: alunos do programa têm 100% de aprovação nos exames de Michigan e 95% nas certificações de Cambridge.
Do maternal* ao 8º ano do Fundamental.
*Na Unidade Vila da Penha, o bilíngue inicia no Maternal II.
– Livros para aquisição de idioma;
– Aula 100% em inglês;
– Atividades extraclasse;
– Projetos que estimulam a criatividade;
– Games para um aprendizado mais divertido;
– CLIL- Integração de conteúdos de outras disciplinas à língua inglesa;
– Professores treinados para a prática bilíngue;
– Utilização dos recursos digitais;
– Formação continuada dos professores de inglês.
Mind Makers: Pensamento Computacional
Do Pré I ao 8º ano do Fundamental
O Programa Mind Makers é um projeto inovador que possibilita ao aluno construir ideias, desenvolver projetos e explorar ao máximo todas as suas capacidades criativas. A disciplina do projeto chama-se Pensamento Computacional e é composta por 1 tempo semanal da grade, que substitui a aula de Informática. Esta disciplina une conceitos e técnicas da Ciência da Computação, tecnologias digitais e práticas Maker para solucionar problemas interdisciplinares.
– BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que possibilita um ambiente promissor para desenvolvermos mentes criativas e preparadas para qualquer desafio do futuro.
– Técnicas de gamificação a fim de desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro.
– Metodologia baseada em projetos com foco no Team-Based Learning (TBL ou, na tradução, Aprendizagem Baseada em Equipes), prática que tem como foco exatamente o que o nome propõe: melhorar o ensino por meio do aprendizado em conjunto de equipes.
O Pensamento Computacional ganhou extrema relevância nos últimos anos e tornou-se conteúdo obrigatório em mais de 50 países. Instituições educacionais de referência como o MIT, a universidade de Stanford e de Cambridge, dentre outras, foram pioneiras em conceber e aperfeiçoar esses movimentos de aprendizagem criativa digital e priorizaram sua disseminação na educação básica em nível mundial.
E o melhor de tudo é que o programa está incluso na mensalidade, ou seja, você não pagará a mais por ele, a não ser o material individual do seu filho.
Não se trata apenas de um programa Maker (Criatividade “mão na massa” com tecnologias digitais) ou de um programa Coding (Linguagens de programação e inteligência artificial), o diferencial do CERC é unir as duas propostas em um único, completo e eficiente projeto interdisciplinar na grade curricular a fim de proporcionar aos alunos uma formação ainda mais qualificada, atendendo às novas demandas sociais e profissionais do mercado mundial moderno.
Da Educação Infantil (Pré I) ao Fundamental II (até o 8º Ano)