A tarefa de casa é uma questão realmente polêmica em quase todos os lares onde residem alunos que freqüentam a escola e também dentro da própria escola, pois trava uma luta entre pais e filhos para ser executada, outra na cobrança feita pelos professores e ainda uma terceira, na cabeça dos alunos para que entendam seu valor.
Diga aos pais:
“A tarefa de casa é do aluno.”
É preciso enfatizar para os pais que a tarefa é responsabilidade do aluno. À família cabe dar condições para que ele desenvolva seu trabalho. Isso inclui estabelecer um horário para o estudo, reservar um lugar tranqüilo e deixar à mão todo o material necessário.
Ela é antes de tudo um compromisso que o aluno tem com seu professor, que certamente tem um objetivo ao determinar uma tarefa para ser feita em casa e não na sala de aula. As atividades realizadas em sala são muito válidas, pois são orientadas e mediadas pelo professor e, em alguns momentos, realizadas em grupo. E nesse ambiente, com o professor auxiliando no processo de construção do conhecimento, elas tornam-se realmente mais eficazes. Mas, por outro lado, quando dizemos que autonomia é um dos princípios que deve nortear o trabalho da escola com o aluno, compreendemos que haverá momentos em que o aluno deverá trabalhar sozinho e em casa, exercitando também esse princípio.
Alguns aspectos são importantes quando o assunto é tarefa de casa.
Primeiramente, os alunos devem realmente entender que ela deverá ser feita em casa e não na saída da escola, no carro, no ônibus, etc. Para isso, precisam compreender que ela é uma atividade séria, mas prazerosa, e que faz parte de seu compromisso como aluno. Com em casa quero dizer em um local apropriado para isso: sem televisão, música, comida ou trânsito de pessoas. Um espaço que favoreça a concentração e a atenção e que disponha dos materiais necessários para a sua realização (canetas, mapas, dicionários, enfim, materiais para pesquisa), não exigindo deslocamentos a cada etapa do trabalho.
Um outro aspecto a ser considerado também é a necessidade de a família estabelecer um horário para a tarefa. Não dá para aceitar que ela seja feita no caminho de casa para a escola, minutos antes de entregá-la. Que qualidade de trabalho é essa? Onde está a aprendizagem? Como falar em hábito de estudo diário se não há regras para atividades básicas como a execução da tarefa de casa?
Há necessidade da compreensão mútua de todos os envolvidos no processo educativo, pois assim a escola estará cumprindo seu papel social e educacional de humanizar e contribuir na formação dos cidadãos.
Fonte: Autor do texto Prof. Joseph Razouk Junior
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